Central de Agendamento 19 3017.3575
19 97408.4101
contato@renanpivetta.com.br
Renan Pivetta Osteopatia Indaiatuba / Artigos  / Osteopatia: Tratamento para dores de cabeça e enxaqueca sem o uso de medicamentos

Osteopatia: Tratamento para dores de cabeça e enxaqueca sem o uso de medicamentos

Todos sabem o quanto a dor de cabeça ou cefaleia é incômoda e incapacitante. As estatísticas revelam que 90% da população apresentará esses sintomas em algum momento da vida, e que 50% apresenta os sintomas ao longo do ano. Os tratamentos normalmente são apenas sintomáticos e com o uso de medicamentos, que apresentam inúmeros efeitos colaterais indesejáveis. A Osteopatia é uma opção de tratamento, não só, para a cefaleia e enxaqueca, mas também para outros males, e não utiliza medicamentos.

As dores de cabeça podem ter diferentes causas e o objetivo do tratamento osteopático é definir quais são as principais disfunções que o corpo como um todo apresenta e que estão relacionadas com o problema, e a partir disso realizar o tratamento, que é completamente individualizado.

Comumente as pessoas dizem sofrer de enxaqueca, que é um tipo de dor de cabeça, e é caracterizada por algumas particularidades, como:

  • Crises dolorosas resolvidas espontaneamente e de evolução cíclica;
  • Localização em metade do crânio;
  • Aspecto pulsátil;
  • Associa-se com alterações visuais e digestivas.

Caso não se encaixe nesses critérios, muito provavelmente, não se trata de enxaqueca e sim de outros tipos de dores de cabeça, que pode ser causadas por:

  • Tensões que irritam os nervos do crânio e pescoço;
  • Tensões da musculatura da nuca, pescoço, crânio e da boca;
  • Alterações do equilíbrio nas artérias, veias e seios venosos do crânio;
  • Tensões dos ossos do crânio e das meninges (protegem o sistema nervoso).

Essas alterações podem ocorrer por diversos motivos como: artrose, hérnia de disco cervical, alterações do movimento das vértebras, bruxismo, disfunções da ATM, estresse, desequilíbrio do sistema nervoso, tensões no crânio, entre outras.