
Osteopatia: Tratamento para dores de cabeça e enxaqueca sem o uso de medicamentos
Todos sabem o quanto a dor de cabeça ou cefaleia é incômoda e incapacitante. As estatísticas revelam que 90% da população apresentará esses sintomas em algum momento da vida, e que 50% apresenta os sintomas ao longo do ano. Os tratamentos normalmente são apenas sintomáticos e com o uso de medicamentos, que apresentam inúmeros efeitos colaterais indesejáveis. A Osteopatia é uma opção de tratamento, não só, para a cefaleia e enxaqueca, mas também para outros males, e não utiliza medicamentos.
As dores de cabeça podem ter diferentes causas e o objetivo do tratamento osteopático é definir quais são as principais disfunções que o corpo como um todo apresenta e que estão relacionadas com o problema, e a partir disso realizar o tratamento, que é completamente individualizado.
Comumente as pessoas dizem sofrer de enxaqueca, que é um tipo de dor de cabeça, e é caracterizada por algumas particularidades, como:
- Crises dolorosas resolvidas espontaneamente e de evolução cíclica;
- Localização em metade do crânio;
- Aspecto pulsátil;
- Associa-se com alterações visuais e digestivas.
Caso não se encaixe nesses critérios, muito provavelmente, não se trata de enxaqueca e sim de outros tipos de dores de cabeça, que pode ser causadas por:
- Tensões que irritam os nervos do crânio e pescoço;
- Tensões da musculatura da nuca, pescoço, crânio e da boca;
- Alterações do equilíbrio nas artérias, veias e seios venosos do crânio;
- Tensões dos ossos do crânio e das meninges (protegem o sistema nervoso).
Essas alterações podem ocorrer por diversos motivos como: artrose, hérnia de disco cervical, alterações do movimento das vértebras, bruxismo, disfunções da ATM, estresse, desequilíbrio do sistema nervoso, tensões no crânio, entre outras.