Central de Agendamento 19 3017.3575
19 97408.4101
contato@renanpivetta.com.br
Renan Pivetta Osteopatia Indaiatuba / Artigos  / Osteopatia: eficaz no alívio de cólicas menstruais sem o uso de medicamentos

Osteopatia: eficaz no alívio de cólicas menstruais sem o uso de medicamentos

Do ponto de vista osteopático, a cólica é resultado de desequilíbrios (mecânicos, vasculares, neurológicos e/ou endócrinos) que acabam gerando tensões no útero e ovários, alterações da circulação sanguínea para os órgãos, desregulação na condução dos impulsos pelo sistema nervoso e alterações no funcionamento endócrino do eixo hipotálamo-hipófise-ovários, o responsável pela regulação hormonal ao longo do ciclo.

Para realizar uma boa abordagem osteopática nesses casos, é necessário entender o funcionamento do ciclo menstrual e, também, conhecer profundamente a anatomia das estruturas que participam dele. Estamos falando do útero, dos ovários, do sistema nervoso autônomo (localizado na coluna e no crânio) e da hipófise (localizada no crânio).

Esses são os principais locais onde buscamos por disfunções e nos quais procuramos realizar correções por meio de técnicas de terapia manual, seja para melhorar a circulação sanguínea do local, a liberação de hormônios, ou, até mesmo, eliminar as tensões que impedem que útero e ovários se movimentem com liberdade. Quando corrigidos esses locais, os desconfortos do ciclo menstrual e cólicas tendem a se aliviar e a mulher conseguirá viver esse período de maneira mais natural, ou seja, sem sofrimento.