Renan Pivetta - Osteopatia Indaiatuba / Artigos  / Interdependência regional

Interdependência regional

Esse é o nome empregado para dizer que as partes e sistemas corporais dependem de uma interação para que nosso corpo funcione.


Esse é um princípio básico da osteopatia, denominado a unidade do corpo. É por meio desses ensinamentos que muitas vezes surpreendemos quem nos procura para tratar alguns problemas e trabalhamos em regiões diferentes da que reside a queixa.

É respeitando esse princípio e com estudos extremamente aprofundados que conseguimos identificar relações pouco exploradas no dia a dia clínico de quem não prática osteopatia.

Um exemplo bastante comum são as dores na regiao do trapézio, muito difíceis de tratar quando pensamos apenas no músculo em si. Essas dores possuem forte associação com o músculo diafragma que por sua vez se associa com diversas vísceras, com a coluna lombar, respiração, etc. Essa reação em cadeia determina a forma como pensamos no dia a dia.

Se você tem dores persistentes que não estão respondendo aos tratamentos locais, procure a osteopatia. Busque um especialista para uma avaliação osteopática!