Renan Pivetta - Osteopatia Indaiatuba / Artigos  / Conheça o sistema trigeminovascular

Conheça o sistema trigeminovascular

O sistema trigeminovascular se refere às estruturas intracranianas que possuem inervação sensitiva relacionada ao quinto par craniano, o nervo trigêmeo. A segunda parte do nome “vascular”, diz respeito ao sistema vascular intracraniano, ou seja, o sistema trigeminovascular está relacionado com a inervação sensitiva dos vasos e meninges circundantes intracranianos. Dos três grandes ramos trigeminais o mais presente nesse sistema é o primeiro, o ramo oftálmico. Esse sistema inerva principalmente as estruturas da região anterior do crânio, podendo estar presente na fossa média e posterior.

O sistema trigeminovascular tem sido estudado por participar da fisiopatologia das dores de cabeça. Por meio da liberação de neuropeptídios de forma antidrômica, ou seja, são nervos aferentes que liberam substâncias em seus terminais distais. Isso levaria à vasodilatação e sensibilização dos nociceptores arteriais e meníngeos, resultando em dor de cabeça.

É interessante notar que o nervo trigêmeo também estabelece uma forte relação com as primeiras raízes cervicais no que diz respeito à sensibilidade. Essa seria uma das explicações do porquê portadores de dor de cabeça crônica apresentam também sensibilidade aumentada na região da cabeça, face e pescoço. Relatando comumente problemas da ATM, cervicalgia crônica, dores orofaciais, entre outros associados às dores de cabeça.

Por fim, ao avaliar pacientes com essas características não podemos deixar de pensar que possa existir uma facilitação dos núcleos trigeminais e com isso o tratamento deve ser ajustado de acordo com a individualidade de cada caso.