Central de Agendamento 19 3017.3575
19 97408.4101
contato@renanpivetta.com.br
Renan Pivetta Osteopatia Indaiatuba / Artigos  / Benefícios da Osteopatia para os praticantes de atividade física

Benefícios da Osteopatia para os praticantes de atividade física

Atualmente observa-se uma grande procura pela atividade física e cada vez mais aumenta a busca por orientação profissional especializada para que o exercício seja realizado de maneira adequada, alcançando os objetivos desejados sem a ocorrência de lesões durante o treinamento, entretanto nem sempre é o que ocorre.

Sendo assim a proposta é explorar uma das possibilidades relacionadas ao aparecimento de lesões decorrentes do exercício, prescrito e executado corretamente. É um tema bastante amplo, pois o exercício envolve diversos fatores como: biomecânico, bioquímico e psíquico. Nesse texto será abordado o fator biomecânico do ponto de vista da Osteopatia.

Ao se pensar em movimento o que vem à cabeça são, por exemplo, flexionar ou estender o joelho, o braço ou a coluna, esses são chamados de macro-movimentos, pois tem uma grande amplitude e podemos vê-los acontecer. Para que se desenvolvam sem sobrecarga é preciso que uma série de micro-movimentos ocorram nas articulações, esses são perceptíveis pelas mãos treinadas do fisioterapeuta osteopata mas não conseguimos enxergá-los.

Quando existe alguma falha no sistema dos micro-movimentos, automaticamente, surgem compensações para que o macro-movimento se realize, e para isso o corpo aumenta seu gasto energético (um dos objetivos básicos do corpo é economizar energia). As disfunções dos micro-movimentos podem surgir por alterações do funcionamento do sistema nervoso, tensões musculares, disfunções de mobilidade articular, dentre outros. Devido a essa série de alterações com o passar do tempo surgem as dores e lesões, que muitas vezes se tornam crônicas e impedem que se realize a atividade física, gerando um ciclo vicioso de dor e incapacidade, que com auxilio profissional adequado pode ser superado.

A Osteopatia é uma forte aliada aos praticantes de atividade física justamente por, dentre outros benefícios não abordados nesse texto, restaurar os micro-movimentos articulares, restabelecer o equilíbrio do sistema nervoso e equilibrar as tensões dos músculos e outros tecidos envolvidos no movimento, com isso o corpo não precisa mais se desgastar com as adaptações e tem a chance de voltar a funcionar harmonicamente, com isso as lesões cicatrizam-se e as dores diminuem.

Um fato interessante que merece destaque é que essas alterações podem ser detectadas mesmo antes do corpo começar a apresentar os sintomas, portanto a osteopatia é também preventiva para os praticantes de atividade física. Além de que, um corpo com seu funcionamento sem sobrecargas tem um melhor rendimento quando solicitado.